domingo, 24 de julho de 2011

Recortes de uma única frase

A primeira vez que vi essa frase foi em uma foto do escritor Marcelo Rubens Paiva,em uma revista.Atrás dele havia um quadro,do qual não me recordo muito bem,pois só guardei o que estava escrito.Ela me chamou a atenção.Achei incrível por ser curta e mesmo assim dizer tanta coisa.Pra mim,em especial,ainda mais.
Resolvi fazer uma pesquisa para descobrir seu autor e minha paciência para vagar por sites à fora,que nunca foi muita,acabou mais rápido do que imaginava e tudo o que consegui foi saber que essa frase está na capa da biografia de Hélio Oiticica,um escultor,pintor e outras coisas mais.O cara era importante e tinha aspirações anarquistas,o que achei bem legal.
Encerrando a parte histórica do objeto em questão vou ao Porquê desta frasezinha me dizer tanta coisa assim.Esse aparente contraste dos dois adjetivos ficou martelando na minha cabeça ,eu digo aparente,pois a palavra marginal está associada erroneamente à bandidagem.Fazer o quê?Até o dicionário dá a definição de delinquente para a palavra.E dá também uma outra definição a qual prefiro.Pessoa que vive à margem da sociedade.Pensando aqui com meus botões,quase todos o heróis que conhecemos vivem assim.Ou pelo menos os heróis da Marvel.
Postei essa frase no meu facebook e um blogueiro de quem sou leitora assídua comentou o seguinte:O verdadeiro herói vive com salário mínimo.E foi aí que entendi o motivo por eu ter guardado ela na minha fraca memória durante tanto tempo.Entendi,finalmente, por quê ela me dizia algo.Acontece que não faço distinção de um para o outro,nunca fiz.
Ser marginal,portanto,é não rezar a cartilha do conformismo e ter mais autonomia individual em relação ao que se pensa,faz e acredita*.O significado de Herói todos sabem,todos reconhecem um em seu momento de glória.No entanto, antes de ser Herói ele é Marginal.Antes da glória,ou da fama,ele não tem muita coisa,sequer é lembrado pelos que se dizem amigos.Erra como todo mundo,é de carne e osso,alguns com poderes,outros totalmente humanos, todos com suas fraquezas.Trabalham,ganham pouco,usam cueca vermelha por cima da calça,pegam ônibus lotado,não tem a mulher que amam...Na ficção...Na vida real.Os verdadeiros heróis estão à margem,esquecidos.Seja pelo governo ou pela Mary Jane.





*http://absurdosturos.blogspot.com/2007/08/seja-marginal-seja-heri.html

Um comentário:

Fernando disse...

Oi Kelly

Muito legal seu blog, o layout ficou bem marginal mesmo rsrsrs. Mas brincadeiras a parte entendi perfeitamente a mensagem, me lembro dos heróis que cultuava na infância (que velho né) e eles viviam assim mesmo, a margem, angustiados como que presos nesta responsabilidade de vencer sempre porque o futuro dependia exclusivamente deles. Assim o é hoje com a gente, tendo que trabalhar, estudar, se enquadrar em algum grupo, necessidade de ser aceito por família e amigos, são coisas que muitos heróis não conseguiram. neste sentido somos mais heróis do que eles, porque temos que fazer tudo isso sem poderes especiais rsrs. Gostei muito do seu texto Kelly, que bom que reativou seu blog. Esta vontade, este prazer em escrever nunca deveria ter saído da gente.

Grande Abraço.

Fernando dos Santos